Categoria de Linhas


Alimentador: linhas que ligam os usuários dos bairros até o terminal de integração da região. Operada por veículos Micro especial, Comum, Padron, Semi Padron e Articulados na cor laranja.




Circular Centro: Linha que opera em sentido horário e anti-horário e possui tarifa diferenciada, apenas R$1,60. Realiza um trajeto rápido e prático no Centro da cidade, em vias de trânsito rápido e de fácil acesso ao comércio local. Operada exclusivamente por veículos tipo Micro na cor branca.



Convencional: Linhas radiais que ligam o Centro de Curitiba para os mais diversos bairros da cidade e da RMC. Algumas linhas também são troncais, ou seja, ligam os terminais até o Centro de Curitiba. Operada por veículos Micro, Micro especial, Comum, Padron, Semi Padron e Articulados na cor amarela.




Escolar / SITES: Exclusivo para os estudantes especiais da cidade, sendo que a Prefeitura de Curitiba paga a tarifa para os usuários. Veículos do tipo Comum com pintura azul e amarela, com portas dos dois lados, que facilita o embarque/desembarque dos usuários.




Executivo: Serviço de transporte executivo que liga o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais até o Centro de Curitiba, em um serviço totalmente diferenciado. Poltronas executivas, rede de internet sem fio e ar condicionado. Passa pelos principais hotéis e pontos importantes da cidade. Tarifa diferenciada de R$10,00, operada por veículos Micro na cor cinza com logo diferenciada.


 Expresso: Criado em 1974, as linhas expressas circulam por canaletas exclusivas de ônibus e realizam embarque e desembarque somente nas estações tubo. O usuário paga antecipadamente a tarifa na própria estação, agilizando a viagem.
Exclusivamente operada por veículos articulado e biarticulados na cor vermelha. Os biarticulados possuem 28 metros de comprimento e são considerados os maiores e mais tecnológicos ônibus do mundo.


Fretamento: são veículos queforam desativados da frota ou repassados à esta categoria. Sua operação é exclusiva para os alunos do sistema público de ensino em eventos escolares.







Inter hospitais: Linha que liga rapidamente os hospitais e principais pontos da área na cidade. Veículo micro especial na cor branca e com a inscrição ‘InterHospitais’ na lateral, para facilitar a identificação.



Interbairros: 6 linhas que interligam os bairros de várias regiões da cidade, norte/sul e leste/oeste. Duas dessas linhas (Interbairros 1 e 2) são em sentido horário e anti-horário. As linhas Interbairros são rápidas pois apenas usam ruas de trânsito rápido e não passam pelo Centro da cidade, ligando bairro a bairro até um terminal em determinada regional. O Interbairros 1 tem o diferencial de passar apenas nos bairros limítrofes do Centro, não realizam integração nos terminais. Essa categoria é exclusivamente operada por veículos Padron e Articulados na cor verde.


Ligeirão: Semelhante às linhas Expressas, mas diferenciada pela extrema rapidez na viagem. O Ligeirão só realiza paradas nos terminais de integração, ou seja, ele não para nas estações tubo do trajeto, tornando a viagem, em média, 20 minutos mais rápida. Operada exclusivamente por biarticulados de 28 metros (os maiores do mundo) na cor azul, movidos exclusivamente à Biocombustível.



Linha Direta: Serviço muito conhecido e utilizado pelos usuários. São linhas rápidas que ligam pontos da cidade no sentido norte/sul e leste/oeste. Realiza paradas a cada 4 km, o que torna a viagem muito mais rápida e confortável, podendo reduzir o trajeto em mais de 15 minutos. Operada por veículos Padron e Articulados na cor cinza.




Linha Turismo: um jeito inovador e diferente de conhecer os melhores pontos turísticos de Curitiba. Realiza um trajeto de 2 horas e 30 minutos, passando pelos mais populares pontos turísticos. A linha é operada por veículos Double-Decker (ônibus de dois andares)  na cor amarelo, com pintura diferenciada. Sua tarifa é de R$28,00.


Metropolitano não integrado: são linhas que ligam o Centro de Curitiba até os bairros da RMC, de forma rápida, direta e prática, ou de forma paradora e mais lenta. Possuem tarifa diferenciada do sistema RIT, e sua grande maioria é operada por veículos Comuns na cor branco-califórnia. Com exceção da São José e da Campo Largo, que tem respectivamente cores bordô e amarelo.